Design Industrial no seu ambiente

O design industrial na Cenografia

O design industrial faz com que tudo pareça mais rígidos e menos confortáveis. No entanto, o objetivo da decoração é tornar o ambiente confortável e convidativo para os que habitam ou trabalham naquele local sem deixar o moderno e o afiado de lado — vamos nos aprofundar um pouco mais nesse assunto depois. O nosso principal intuito com este post, no entanto, é mostrar como o estilo industrial pode fazer a diferença no seu negócio On Trade. Vamos conferir?

O design industrial surgiu por volta de 1950, em Nova Iorque, com o intuito de aproveitar áreas inutilizadas, como galpões, garagens e até fábricas e transformá-las em casas. A partir das estruturas expostas e cruas, frias e até um pouco grosseiras, surgiu o estilo que iria se contrapor ao clássico e polido da época. Os espaços amplos permitem criar vários lofts modernos e conceituais.

Hoje esse estilo de arquitetura e decoração extrapolou a casa e invadiu muitos bares e restaurantes, não só brasileiros, mas como do mundo todo.

Quais os principais elementos do design industrial?

Partindo do ponto que hoje fábricas e galpões foram transformadas em, bares e restaurantes, espera-se que esses ambientes sejam amplos e extremamente funcionais, como uma grande tela em branco. Conheça alguns elementos:

Choperia e Churrascaria do Ronaldo
  • Encanamentos e tubulações à mostra;
  • Vigas aparentes;
  • Concreto e tijolos expostos;
  • Portas e janelas grandes, que facilitam a entrada da luz solar;
  • Tons neutros e sóbrios.

É possível se perder na grande variedade de materiais, mas seguindo o fio minimalista que o estilo propõe fica mais fácil de se guiar. Aliado às características industriais, o ambiente pode se tornar leve e sofisticado, com móveis que sejam versáteis e sempre funcionais, principalmente para servir.

O diferencial desse estilo é a possibilidade de combinar os elementos próprios da indústria como tijolos, ferro, concreto, tubulação e elétrica visível e tornar tudo mais refinado. Como, por exemplo, nos acabamentos, no lugar de tijolos crus, escolha pintá-los de branco, ou tons claros de cinza.

Use a amplitude ao seu favor

Os ambientes que vão dar lugar a comércios On Trade precisam ter um local que sejam versáteis e chamem atenção. Com espaço de sobra, as divisórias e paredes não são bem vindas. Plantas livres, sem divisões físicas entre um ambiente e outro, espaço aberto, use e abuse desses termos e não isole as pessoas. No design industrial, copa, cozinha e salão se unem em um ambiente singular, que une amigos, familiares e clientes.

Isso também traz a otimização e a funcionalidade dos espaços. O balcão da cozinha pode dar lugar ao cliente, além de envolver ele nas preparações do prato, faz com que tudo isso vire uma experiência para o consumidor.

Sofisticação rústica

Depois que entende que um espaço amplo e aberto pode ter múltiplas oportunidades, é preciso desmistificar a ideia de que o estilo industrial é frio e desconfortável. O uso de materiais é importantíssimo neste ponto. Na hora de decorar seu negócio opte pela madeira, couro, lã, algodão, fake fur — materiais naturais — traz o calor que falta no cimento e no metal que é usado em abundância. Esses materiais irão trazer um aconchego ao seus clientes.

A rusticidade fica a cargo das paredes descascadas, do chão de cimento, vigas e encanamento à mostra. A escolha desses elementos faz com que o seu ambiente On Trade tenha um aspecto sofisticado.

Um ótimo exemplo da aplicação do design industrial e como o seu ambiente pode ser tão refinado quanto é o Tayēr+Elementary, em Londres, que ficou no top três de melhor bar do mundo. O bar ficou em segundo lugar entre os 50 concorrentes, no The World’s 50 Best Bars 2022 e tem um estilo industrial Old Fashion.

Veja, agora você está um pouco mais por dentro do assunto. O importante é entender que nem sempre metais e cimento transmitem frieza e com um pouco de suavidade podem transformar o seu ambiente em um lugar muito aconchegante.

Gostou do nosso artigo? Aproveite para conhecer mais da Âmbar Cenografia e saber como podemos ajudar a aplicar não só o estilo industrial como muitos outros no seu negócio. Entre em contato e agende uma conversa.

Texto escrito por Clarice Pinheiro.