Não há nada de errado em relacionar a cenografia ao teatro, mas seu uso abrange muitas áreas, como o PDV. A exigência e crítica sobre a experiência no comércio varejista está cada vez maior, então investir em marketing sensorial é essencial para a sua empresa.
O OLHAR
A cenografia usa elementos que fazem com que o consumidor se identifique com a marca e existem itens que precisam estar muito bem alinhados com a imagem que a
empresa quer passar aos clientes:
• Vitrine;
• Iluminação;
• Design;
• Móveis.
OS SONS
Imagine você entrando em uma loja de artigos de surf e ao fundo, você escuta sons do mar. Você se imagina surfando, ali mesmo naquela loja. Os sons podem ser utilizados para agitar ou acalmar o seu cliente, isso depende do objetivo.
OS CHEIROS
Através do olfato, lembranças e sensações podem ser despertadas rapidamente. Isso porque os cheiros vão direto para o sistema nervoso central depois de inalados.
O TATO
A experiência de interagir com o produto, sentindo sua textura ou peso, poderá fazer com que seu cliente se sinta seguro em comprar o seu produto.
O PALADAR
Experimentar um petisco gostoso estimula o bom humor, mesmo que a sua empresa não deseje vender alimentos. O que vale é proporcionar uma experiência prazerosa para o cliente para que ele esteja mais receptivo a outros estímulos sensoriais.
Texto escrito por Camila Reis.